APRENDE YAWO - FASES NO ASE

A IMPORTÂNCIA DE CADA FASE NO AXÉ.

Axé é a energia, a força. Ela se fortalece, se enfraquece, é positivo e também pode se tornar uma força negativa (ajé). Isso depende somente de nós e de nosso babalorixá...

Tudo começa com o abian:

ABIAN - O começo

Abian é aquela pessoa que se interessou pelo culto, mas ainda não cumpriu os rituais de iniciação. É uma fase importante, pois nesse momento que começa a busca por uma boa casa, e um bom babalorixá.

O que o abian tem que ter em mente é que a escolha pertence a ele, e não ao seu orixá. Se fosse o contrário, não existiriam tantas pessoas iniciando em casas ruins.

Tenha em mente que vc precisa procurar uma casa que tenha história, que seja séria. Tenha em mente também que orixá veio da África, e que as palavras mais fortes no culto é humildade, ancestralidade, tradição e hierarquia.

Então se vc tem problemas em acatar ordens, em se abaixar para os mais velhos e receber broncas, espere um pouco mais pra se iniciar.

No culto vemos os abians e iyawos como crianças; então se vc fazer algo errado, vai ter puxão de orelha. Assim como na vida, tem alguns pais são mais severos que os outros. Pais muito permissivos tendem a ter uma familia desorganizada e desregrada. Pais muito abusivos tendem a ter uma familia desunida. Procure o meio termo.

Nesse periodo de abian dentro de um axé, lhe será atribuido tarefas menores, como organização e limpeza. Isso serve pra ver se a pessoa se adequa a casa, se acostuma com as regras e a hierarquia

Ele está sempre sendo observado pelos mais velhos, que sempre estão em busca de seu potencial.
O que não pode acontecer também é ter abians de mais de 10 anos na casa. Ai tem algo errado. Ou o pai de santo cobra muito caro pela iniciação, ou a pessoa tem medo de compromisso. De qualquer maneira, tem que sair de cima do muro. 

Se no seu periodo de abian vc viu coisas que te desagradaram dentro da casa, analise. Se isso aconteceu com vc abian ainda, imagine o que pode acontecer depois de anos dentro da casa?
IYAWO - A primeira fase

O iyawo são todos aqueles que se iniciaram e não cumpriram o fechamento do ciclo iniciático, ou seja, a obrigação de 7 anos.

Um iyawo de 30 anos de santo que não tomou obrigação de 7, ainda é um iyawo.

Esse período é crucial para o futuro de uma pessoa do axé.

Na iniciação, através de ritos e cantigas, é evocado o orixá.

O orixá no orum nesse momento é invocado, e cede uma parte de seu axé, que é colocado dentro do iniciado. 

É um axé direto do próprio orixá (olha a responsabilidade do pai de santo! Pense que ele deve fazer a evocação correta, e deve estar tudo de acordo, pois o orixá (em sua real presença) naquele momento irá se agradar ou se desagradar do que irá presenciar).

Esse axé deve ser cuidado com zelo, com o intuito de se fortificar. Esse axé é um recém-nascido. As vezes não incorpora tão bem, não tem características próprias ainda. O babalorixá, ekedjis e ebomis irão auxiliar nesse periodo de aprendizagem, do iyawo e do próprio orixá. Por isso os mais velhos se intrometem tanto na maneira como o orixá se porta, pois ele e o iyawo não viveram o suficiente pra ter caracteristicas. As caracteristicas devem ser acompanhadas pelos mais velhos, tanto pra incentivar, quanto pra se coibir.

Tem que ter em mente que esse axé é cedido pelo orixá, uma parte sua. Por isso vemos vários oguns, oxuns em um mesmo barracão, cada um com caracteristicas próprias.
Então o iyawo foi abençoado com um axé direto do próprio orixá. A benção vem acompanhada de muita responsabilidade.

Cada obrigação, cada oro, cada culto, cada banho de folha fortifica seu orixá, pra quando virar adulto (obrg. de 7 anos) ele ser um adulto forte e saudavel, sem sequelas.

Pense nesse orixá como um bebe, que precisa crescer saudável e com força. Quanto mais vc cultuar, mas força ele vai ter.

Santo com axé e com força incorpora mais, se comunica com o filho através de sonhos e consegue ter forças para poder modificar os caminhos sua vida.

Um santo não cultuado não tem axé suficiente pra fazer algo por seu filho.
Não é castigo.

Escrevi tudo isso pra se ter noção da responsabilidade que acompanha esse periodo.

Nesse periodo aprenda os nomes dos orixás, suas saudações, cantigas. Aprenda a fazer um akassa, a cozinhar para seu próprio santo e aprenda as comidas básicas. Aprenda a se portar. Como diz um ditado:

"QUANDO PEQUENO SENTE-SE ONDE MANDAM, PARA QUANDO GRANDE SENTAR ONDE QUISER"

Seja humilde, seja respeitador. Obedeça seus mais velhos, e não discuta. Se acha que se comportaram de maneira errada, converse somente com seu babá.

Ninguem respeita um ebomi que não sabe cozinhar comida de santo, que não sabe o suficiente para ensinar seus mais velhos.

Tenha orgulho dessa fase, tenha orgulho de seu mukan e de seu pé no chão. Os orixás abençoam mais os humildes, que cumprem as regras.

Um bom iyawo com certeza será um ótimo ebomi, e será respeitado.

Pois respeito se conquista, e não se impõe.

EGBOMI - A fase adulta

Hoje em dia vejo que ser ebomi anda perdendo seu valor. Isso porque os ebomis não se dão ao respeito, e muitos não sabem nada, pois quiseram pular a fase de aprendizado do iyawo. Um ebomi que não sabe nada, que não sabe ensinar e só sabe mandar, que não cultua seu santo regularmente, é lamentavel, e isso se ve aos montes.

Eles gritam, esbravejam, ordenam e são arrogantes. Tentam impor o respeito que não conquistaram.
Um bom ebomi tomou suas obrigações no periodo certo, ou se esforçou pra isso. Pois a obrigação se chama OBRIGAÇÃO e não OPÇÃO.

O santo a partir desse momento passa a ser adulto, e pode exercer suas caracteriscas de maneira livre, pois aprendeu o bom senso durante seu periodo de aprendizagem.

A partir desse momento se ele estiver interessado ele esta apto a começar a aprender a ser um babalorixá. Ao contrário do que se acredita, ele quando toma 7 anos não esta apto a ser um babalorixa logo de cara, mas sim esta apto a se aprofundar pra ser um.

Eu vivendo diariamente dentro de uma roça de candomblé, quando tomei meus sete anos, não estava preparada pra ser Iyalorixá.

Tinha muito a aprender. Candomblé é um mar de informações.

Também tem aqueles que não se interessam em ser um babalorixá. Afinal, nem todo católico vira padre. Mas mesmo assim, se quer ser respeitado, tem de saber todo o básico sobre a religião e sua casa.

Seu santo já incorpora mais, dança melhor, se comporta melhor. Sabe o que fazer, conhece as dobras do atabaque sem ajuda de ekedjis. Nessa fase, se bem cultuado, o orixá já tem força o suficiente pra alterar os caminhos de sua vida. O orixá já tem autonomia e pensa por sí próprio.

(quando digo "incorpora" melhor, é porque ao contrários de guias, que "invadem" nosso corpo, o orixá é uma força interna que cresce até tomar nosso corpo por completo. Isso leva um tempo, depende muito do yawo, que tem que ter a mente aberta pra poder sentir o orixá, e tem que estar cultuando bem pra força (axé) crescer, expandir e se expressar. Alguns levam mais tempo que os outros).

O ebomi não deve ser só respeitado pelos seus mais novos. Ele passa a ser responsável por eles. Deve ensinar, proteger e cuidar de seus irmãos caçula. Um erro cometido por um mais novo na frente de um mais velho, do ponto de vista espiritual, faz o ebomi ser responsável por aquilo.

Orixá vê iyawo como uma criança. Ve o ebomi como responsável por ensinar, educar e dar broncas, assim como corrigir as falhas cometidas.
Nesse momento o ebomi deve se focar mais em seu iba e seus orôs. Em completar o que falta, colocar objetos de preceito, deve se esforçar pra ter um oro anual pra seu santo, no minimo.

Quanto mais tempo passa, mais axé se conquista, mais força e autonomia ele tem. Tanto pra abençoar quanto pra educar seu filho.
Cada fase é importante e crucial para o futuro.

Pular etapas é sacrificar o santo e seu axé.

Um dia, todos nós prestaremos conta ao orixa sobre o que fizemos, e de como cuidamos do axé que nós foi confiado por ele.

FONTE:
BABALORISA CACIOLLI

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