UMBANDA - O QUE É CAMARINHA E PARA QUE SERVE ?
O QUE É CAMARINHA E PARA QUE SERVE ?
A Camarinha é um ritual de umbanda que tem o peso de uma iniciação para o povo do candomblé, Porém camarinha é muito diferente de iniciação no candomblé, pois umbanda não é uma religião iniciática.
A camarinha consiste no recolhimento do médium para um ritual de preparação da cabeça, ou seja, fazer com que tenha uma melhor evolução do Orí para ssim permitir uma melhor manifestação do orixá e das entidades guias.
Esse ritual tem duração de 7 dias, são servidos comidas secas aos orixás e aos falangeiros, são criados quartinha dos orixás e Entidades guias, da-se o Amací para o Orí do filho de santo.
No dia da Saída de Camarinha, as entidades desse médium sai vestidas ao som de cantigos e danças.
Observação: Muitas casas de Umbanda não é adépto desse tipo de ritual. Muitas das vezes esse ritual é confundido com iniciação de candomblé, o que é um eterno equívoco.
“Nos dias de hoje, camarinha já virou Roncó.”
A Camarinhas na Umbanda são Rituais Iniciáticos que têm como fundamento prático, o Desenvolvimento Mediunico, Religioso, Doutrinário e Ritualístico, para que o neófito, possa adquirir conhecimento e prática de todos os fundamentos praticados na Umbanda.
No seguimento da Tradição Afro, a Umbanda consagra também ritualísticamente os neófitos, com Camarinhas de Obori ou Borização, que é o Assentamento Maior das Entidades no Médium, para que os mesmo se possam fortificar e evoluir Ritualísticamente. Além de outros Rituais necessários ao Desenvolvimento Mediunico , Ritualistico e Doutrinário dos neófitos.
São Camarinhas que têm uma duração de 3 ou 7 dias, isso de acordo com o Dirigente Espiritual ou de acordo com os rituais necessários.
Comentários
Enviar um comentário